Mês da Psicologia, por Laura Augusta

laura_augusta

Laura Augusta é de Salvador, psicóloga, e gerencia a Rede Dandaras, criada por ela e pela psicóloga Tainã Vieira, com o objetivo de promover saúde no combate à misoginia na luta antirracista

Toda vez que vou em alguma palestra falar sobre saúde mental surge uma pergunta chave: “Laura, é errado desejar ser atendida apenas por uma psicologa negra?”
Eu sempre respondo que não.
Saber manejar uma teoria ou uma prática psicoterápica muito bem não te faz um bom psicólogo, te torna um bom técnico em psicologia rs.
Não podemos garantir que um profissional não-negro de psicologia seja minimamente empático ao sofrimento racial, da mesma forma que não podemos garantir que o profissional negro esteja emocionalmente atento, disposto e ciente em atuar com esse olhar, além de qualquer abordagem que tenha escolhido, pois fomos colonizados no mesmo sistema e bebemos da mesma psicologia colonizadora que justificou a criminalização dos nossos corpos negros.

É inegável a deficiência técnica, cientifica e curricular que temos nessa ciência, em produção e utilização de referencias versadas sobre saúde mental da população negra. Como pode durante dez anos em um curso de psicologia, as bibliografias europeias hegemônicas permanecerem como referências, sendo que todos os dias surgem livros, artigos, teses, dissertações que mostram novidades relevantes ao nosso território, à população do país que vivemos e, como sempre digo, inocentar a ciência de seu posicionamento politica é uma miopia enorme.

Politicamente é importantíssimo escolher quem te atende, pois cuidado em saúde mental é processo de conscientização também e as relações são atravessadas por tudo isso. Nada disso é novo, por isso a psicologia precisa ser uma ciência que se transforma com a nossa entrada e com a entrada de tantas outras pessoas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s